Coordenador : Paulo de Tassio Borges da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390186.2201.371140.24022023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores(as) e demais membros e lideranças da equipe escolar do Povo Pataxó. Estudantes do IEAR/UFF.
Local de atuação: Aldeias do Povo Pataxó localizadas em Paraty e no Extremo Sul da Bahia. A localização se justifica devido ao trânsito dos indígenas entre as duas regiões.
Objetivo
- Apoiar pedagogicamente a Educação Escolar Indígena do Povo Pataxó, com encontros de atualização dos Projeto Político Pedagógico Indígenas (PPPI’s), formação de professores(as) e produção de materiais didáticos; - Fomentar diálogos e reflexões acerca das epistemo-pedagogias indígenas entre estudantes do IEAR/UFF com professores(as), mestres tradicionais e outras lideranças indígenas; - Construir diálogos e parcerias interculturais e interinstitucionais entre Universidade e Aldeias do Povo Pataxó; - Proporcionar aos estudantes IEAR/UFF encontros interdisciplinares e interculturais de formação a partir das atividades de apoio pedagógico à Educação Escolar Indígena Pataxó desenvolvidas no projeto.
Resumo
O projeto consiste no apoio pedagógico à Educação Escolar Indígena do Povo Pataxó nas aldeias de Paraty e no Extremo Sul Baiano. O apoio localiza-se nestes dois territórios de circulação do Povo Pataxó, tendo em vista seus processos históricos de diáspora em meio ao processo colonial, com formações para revisão e atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas (PPPIs), propostas curriculares, formações de professores (as) no âmbito da diferença e interculturalidade, bem como na produção de materiais didáticos interculturais. Com o projeto se constrói uma parceira colaborativa entre a Universidade e as Aldeias, onde os (as) estudantes do IEAR/UFF também têm a oportunidade de se formarem, desconstruindo preconceitos sobre os povos indígenas, tendo contato com epistemologias e pedagogias indígenas. Assim, o projeto também é uma resposta do IEAR/UFF à Lei 11.645/2008, que insere a discussão sobre as histórias e culturas indígenas nos currículos das escolas públicas e privadas brasileiras, remetendo aos cursos de formação de professores (as) um compromisso ético e político no trabalho com as questões indígenas.